Frois foi o mais regular em França

21 de maio de 2019

Henrique Frois foi o atleta da Academia Joaquim Agostinho que mais se destacou na 45ª edição do "Tour de Gironde", competição para juniores realizada este fim-de-semana na região francesa da Nova Aquitânia.
Com sede em Villenave D`Ornon, a competição gaulesa é como que uma "irmã" do Grande Prémio Internacional de Torres Vedras. As cidades comemoram 27 anos de geminação em 2019, partilhando entre si o gosto pela vinha, para além do ciclismo.
A prova iniciou com jornada dupla no sábado. Um contra-relógio de 7 kms pela manhã e uma viagem de 98 km`s entre Périssac e Cenon da parte da tarde. No contra-relógio matinal, destaque para André Silva que alcançou a melhor classificação da equipa na 31ª posição e ainda para o abandono prematuro de Miguel Carvalho, que chegou fora do tempo limite após alguns percalços durante o percurso.
Num pelotão composto por muitos dos melhores juniores espanhóis e franceses, esperava-se uma prova bastante competitiva e à 2ª etapa já se fazia notar um ritmo alto, com uma média final superior a 42 kms/hora. Henrique Frois andou sempre no grupo da frente, mas uma queda dos atletas que seguiam na sua dianteira antes da última descida para a meta levou-o a perder algum tempo, cruzando a meta na 42ª posição a 35 segundos do vencedor.
A 3ª e última etapa, com extensão de 118 km´s entre Landiras e Villenave-d'Ornon, foi marcada por muita chuva e várias quedas que acabaram por envolver três atletas da equipa torriense. Bernardo Jorge e André Silva perderam algum tempo e já não conseguiram recolar no grupo dianteiro, ao passo que Daniel Fortes alcançou o grupo da frente onde já seguia Henrique Frois e ai se mantiveram até ao final da etapa, onde cruzaram a meta 12 segundos depois do Francês Pierrick Bailleux, que venceu isolado.
Nas contas finais da competição, Henrique Frois foi o mais regular da equipa na 39ª posição a 1 minuto e 49 segundos do vencedor, o espanhol Carlos Rodriguez da Fundação Contador. Seguiram-se, Daniel Fortes em 73º, André Silva em 93º e Bernardo Jorge na posição imediata.

 

TEXTO | AfterTwo //works
FOTOS | Venisse Maximilien, Hervé Bidou, Freddy Guérin, Marco Barbosa e FPCiclismo