Iúri destaca-se na Seleção Nacional

17 de junho de 2019

O atleta Iúri Leitão da Sicasal Constantinos destacou-se ao serviço da seleção nacional de pista, que disputou entre os dias 9 e 16 duas competições na Alemanha e na República Checa.
A par de Miguel do Rego da equipa francesa CM Aubervilliers, o ciclista de Viana do Castelo é uma das apostas da Federação Portuguesa de Ciclismo para o Campeonato da Europa de sub-23 que se realiza no próximo mês na Bélgica e teve nesta participação a oportunidade de ganhar ritmo competitivo e experiência internacional. 
Na Alemanha, a dupla portuguesa disputou o "Bahnen Tournee" e entrou com o pedal direito alcançando o 4º lugar na disciplina de Madison, somando 37 pontos resultantes de uma volta de avanço sobre o pelotão e de pontuação em oito dos 15 sprints. Iúri Leitão fechou o primeiro dia de competição com a 5ª posição na prova por Pontos onde somou um total de 47, resultado obtido por duas dobragens sobre o pelotão de 19 corredores e pontuação em dois sprints. 
No segundo dia da competição alemã, a equipa portuguesa dominou a classificação por pontos levando Miguel Rego à glória. Um excelente trabalho da dupla portuguesa, com Miguel do Rego a alcançar 53 pontos, fruto da pontuação em 5 dos 12 sprints e das 2 voltas de avanço que infringiu ao pelotão. Iúri Leitão pontuou em 5 sprints, mas como não conquistou qualquer volta de avanço, acabaria na 9ª posição entre um total de 21 corredores. 
No "Grande Prémio de Brno" realizado na República Checa, os portugueses começaram com a disciplina olímpica de Madison. Participando na categoria de elite, conseguiram somar 5 pontos que lhes garantiu a 11ª posição entre 26 duplas participantes. 
Na enorme pista Checa, com 400 mt de perímetro, foi Iúri Leitão quem mais se destacou individualmente, conquistando o 5º posto em elites no concurso olímpico de Omnium, com um total de 82 pontos. Mas foi na disciplina de Scratch em Sub-23 que o Vianense alcançou a sua melhor classificação nesta experiência internacional, com um brilhante 4º lugar.

TEXTO | AfterTwo //works
FOTOS | Michael Deines