Liga MEO Surf - 10 dias para o começo do Allianz Figueira Pro

20 de março de 2019

Figueira da Foz (20/03/2019) – A histórica praia do Cabedelo, na Figueira da Foz, vai ser o palco da segunda etapa da Liga MEO Surf 2019, o Allianz Figueira Pro. Pelo terceiro ano consecutivo, a principal competição de Surf em Portugal e os melhores surfistas nacionais vão até à Figueira da Foz.

Depois de venceram a etapa inaugural da Liga MEO Surf 2019, Tomás Fernandes e Teresa Bonvalot chegam ao Allianz Figueira Pro na liderança da luta pelos títulos nacionais, competindo assim com o estatuto da licra Santander.

Tomás Fernandes, líder do Santander ranking masculino:
“A vitória na primeira etapa deu-me uma motivação extra, mas não vou deixar que exista qualquer tipo de pressão a afetar-me na Figueira da Foz. Vou enfrentar este campeonato como todos os outros: tranquilo, sem pressão e a mostrar o surf que tenho. Tudo o resto vem por acréscimo. A Figueira tem sempre ondas incríveis. Não só no campeonato, pois no ano passado tivemos lá incríveis sessões de free surf. A onda do Cabedelo é muito boa e no ano passado proporcionou um campeonato excelente, onde perdi apenas nas meias-finais. Espero que este ano voltemos a ter um ótimo campeonato”.

Curiosamente, no caso feminino, desde o retorno à Praia do Cabedelo, Teresa Bonvalot venceu todas as provas (2 edições).

Teresa Bonvalot, líder do Santander ranking feminino: 
“É sempre bom começar bem o ano, pois sempre que entro numa competição tento dar o meu melhor com o objetivo de vencer. Este ano ainda tem um sabor ainda mais especial, pois vou vestir a licra Santander no Allianz Figueira Pro. O que é um bom sinal! Adoro a Figueira da Foz. É um ótimo local para surfar e guardo muitas boas recordações da Figueira.”

Lista de campeões do Allianz Figueira Pro (últimos 2 anos):
2017: Pedro Henrique e Teresa Bonvalot
2018: Gony Zubizarreta e Teresa Bonvalot

Nas duas últimas temporadas da Liga MEO Surf, por escrutínio direto dos melhores surfistas nacionais, a Figueira da Foz foi eleita como a melhor etapa do ano, motivo de orgulho para a região mas também de forte expectativa para a etapa que se avizinha.

João Ataíde, Presidente da Câmara da Figueira Foz
“É com muita satisfação e orgulho que, mais uma vez, nos associamos à organização da Liga MEO Surf. Desta feita para receber a segunda etapa que, à semelhança do ano anterior, esperamos vir a merecer o título de melhor etapa do circuito. Esperemos que em 2019 o mar corresponda às expectativas dos seus desportistas, oferecendo-lhes as melhores ondas da etapa. Do lado da autarquia, a certeza de que tudo faremos para que a etapa de 2019 seja coroada de êxito. A Figueira da Foz continua deste modo a afirmar-se como um destino líder dos desportos de onda e de praia, com o intuito de desenvolver um turismo responsável e de qualidade, em linha com as questões inerentes à sustentabilidade, também elas partilhadas com a organização da Liga MEO Surf”.

O Allianz Figueira Pro é também a segunda de três etapas da Allianz Triple Crown, que vai para a quinta edição consecutiva e distribuiu um prémio anual aos vencedores. Tal como nas contas dos títulos nacionais, Tomás Fernandes e Teresa Bonvalot também chegam à Figueira da Foz na frente deste importante troféu.

José Francisco Neves, Membro de Comité de Direção e Diretor Coordenador de Market Management da Allianz Portugal
“O Allianz Figueira Pro, a segunda etapa a contar para o troféu Allianz Triple Crown, realiza-se já no final do mês e vai ser, com toda a certeza, um fim-de-semana de grandes emoções com os melhores surfistas nacionais. É também a segunda prova com naming Allianz e esta associação ao surf permite-nos estar mais próximos das pessoas que praticam e acompanham esta modalidade. Através do nosso posicionamento ‘Explore Connosco’, queremos desafiar as pessoas a viverem a vida ao máximo, sem medo de arriscar, com a Allianz sempre presente, em todos os momentos das suas vidas. O Allianz Figueira Pro vai ser, com toda a certeza, palco de grandes ondas.”

Allianz Figueira Pro 2018 em números:
– Campeões da Etapa: Gony Zubizarreta e Teresa Bonvalot;
– 705 ondas surfadas por 91 surfistas inscritos;
– Melhor onda (máximo 10 pontos): 9,50 de Pedro Henrique (2.ª ronda);
– Melhor pontuação (máximo 20 pontos): 16,25 de Pedro Henrique (2.ª ronda)

Em termos de troféus laterias, acrescem a luta pela melhor manobra na Renault Expression Session, pela Somersby Onda do Outro mundo, a designação dos melhores surfistas locais (masculino e feminino) do Município da Figueira da Foz, e ainda o Santander Award. 

Em termos de agenda complementar à competição, o Allianz Figueira Pro contará com as limpezas de praia da Fundação Altice, as iniciativas de alimentação saudável e proteção da biodiversidade promovidas pela Jerónimo Martins e o primeiro de quatro workshops de fotografias da Canon coordenado por Ricardo Bravo (inscrições em www.ansurfistas.com/workshop-ricardo-bravo-by-canon).

Rip Curl Fantasy – Façam as vossas apostas dos melhores surfistas em prova
Prémio vencedor etapa: Relógio Rip Curl GPS Search
Prazo de constituição das equipas: hora do Call do primeiro dia de prova

Todas as etapas da Liga MEO Surf 2019 poderão ser acompanhadas em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, app na posição 810 da grelha de canais MEO, www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2019 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Renault, Bom Petisco, Banco Santander, Somersby, Rip Curl, os parceiros de sustentabilidade Fundação Altice e Jerónimo Martins, com o apoio local da Câmara Municipal da Figueira da Foz e Associação de Surf da Figueira da Foz, com o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf.