Portugueses continuam a “dar cartas” no Noah Eurosurf Junior 2018

23 de julho de 2018

O início da semana no Santa Cruz Ocean Spirit fez-se de olhos postos na água, não fosse esta a 12ª edição do Festival Internacional de Desportos de Ondas. Este foi o segundo dia do Noah Eurosurf Junior 2018, com a prova de surf a trazer ação à praia do Mirante, onde seguidores da modalidade se juntaram para acompanhar a disciplina de surf, onde praticamente todas as categorias completaram duas fases do quadro principal.

E se o dia de ontem significou um fantástico arranque da representação portuguesa na competição europeia, esta segunda-feira continuou com grandes prestações, desta vez no que ao surf diz respeito. Na categoria Sub-18 masculino, Salvador Couto conseguiu o primeiro lugar na bateria, com 7.00 pontos que lhe valeram a distância para Eli Perrin Davies (4.90) e Finn McDonald (4.60).

Uma marca difícil de arrancar, uma vez que as águas de Santa Cruz não facilitaram a vida dos jovens atletas. “O mar está muito difícil e temos de estar muito atentos para não ficar muito tempo à espera e começar logo o heat rápido. Foi o que eu fiz” conta Salvador, para depois apontar: “A minha expectativa para o campeonato é fazer o que fizemos em 2016: sermos campeões da Europa. É para isso que estamos a trabalhar.” Na mesma categoria, Diogo Martins garantiu 10.95 pontos, num heat que ficou entregue ao sueco Cristian Portelli (12.00).

Ainda nos Sub-18, coube ao francês Mathis Crozon fazer a melhor pontuação total, com 14.50 em 20 pontos possíveis.

Mas o espetáculo português também se fez nos Sub-16 masculinos. Depois de ter dominado a primeira ronda, Guilherme Ribeiro fez o mesmo na segunda, desta vez numa bateria muito disputada: 12.00 pontos garantiram a passagem, ficando à frente de Sam Pitier (7.00), Tim Elter (6.75) e Petrov Nikita (5.50). “O heat começou bem, consegui logo meter um 4.5, que nestas condições nunca é muito fácil.” Depois de uma segunda onda menos conseguida, foi esperar “até vir uma onda mesmo boa e conseguir fazer um 7.5.”

“É sempre bom jogar em casa, temos todo o apoio da praia, somos todos portugueses e a apoiar a mesma equipa. Já conheço bem esta zona, por isso ainda é melhor” afirma Guilherme Ribeiro, que defronta Adur Amatriain, Stanley Norman e Sean Gunning na próxima ronda.

Já Afonso Antunes irá encontrar Matteo Calatri, Sam Pitier e Thomas Ledee. Em águas que conhece bem, o jovem registou 9.70, seguido de Stanley Norman, Dean Vandewalle e Kade Penny. “Adoro competir em casa. Sempre foi um dos meus sonhos ter aqui um campeonato, digamos, grande.” Um fator positivo para a equipa portuguesa e para o atleta, que agora quer ir “heat a heat” e esperar por melhores ondas.

Na categoria Sub-14, Martim Nunes está na terceira ronda, ao conseguir 10.5, no encalce de Nicolas Paulet (13.40). Para trás ficaram Petrov Nikita e Valerio Funari, 8.95 e 6.25, respetivamente. Também João Maria Mendonça conseguiu o apuramento, com 8.35, atrás de Noa Dupouy (10.5) e à frente de Finn Richardson e Lars Peeters (6.6 e 4.15).

Precisamente na categoria Sub-14 foi conseguida a melhor onda do dia: o espanhol Kay Odroizola fez 8.5 dos 10 pontos possíveis.

O palanque mais a norte fez-se no feminino e também com as cores lusas ao rubro. Francisca Veselko e Mafalda Lopes estão na terceira fase do surf Sub-18. Depois de uma primeira entrada em água que lhe valeu 10.4 pontos, Mafalda Lopes foi apenas batida por Neis Lartigue (12.00). A dupla afastou Maria Barend (8.25) e Giada Legati (7.9), que terão de voltar a pegar na prancha para a repescagem.

Francisca Veselko liderou a primeira bateria (10.4), bastando-lhe uma pontuação de 6.75 para firmar a segunda posição que lhe valeu a passagem à próxima fase. Num heat dominado pela espanhola Melania Suarez (11.65), competiram ainda Eva Hoffman (5.05) e Rosina Neurer (4.9).

A próxima chamada do Noah Eurosurf Junior 2018 está marcada para as 8h00 de amanhã, na praia do Mirante.

O Santa Cruz Ocean Spirit é uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras e da Promotorres EM. O evento conta ainda com a Tecsport Audi, a Meo e a Vimeiro como patrocinadores. Rádio oficial: Mega Hits. Televisão oficial: Fuel TV. Apoio à divulgação: Grafivedras, Kayaksurf.net, Meo Beachcam e Torres Vedras Web. Merchandising oficial: Mar Gifts. Parceiros: Cruz Vermelha, Oceanário de Lisboa e Sealand. Certificação Ambiental do Ministério do Ambiente, Fundo Ambiental e Sê-lo Verde. Parceiros institucionais: Turismo de Portugal, Turismo Centro Portugal, Oeste Portugal e Green Destinations.