Semana Europeia da Juventude vai ser celebrada em Torres Vedras

22 de abril de 2019

De 29 de abril a 5 de maio comemora-se a Semana Europeia da Juventude, subordinada ao tema “Jovens e Democracia”.

Associando-se a esta iniciativa, a Câmara Municipal de Torres Vedras organizou um programa de atividades com que se celebrará a Europa e os Jovens:

 

 

1/5 | 21h15 | Atividade de corrida e caminhada Torres Vedras Night Run | Ruas de Torres Vedras

Como forma de sensibilizar os jovens para a importância da prática de atividade física e adoção de hábitos de vida saudáveis, a comemoração da Semana Europeia da Juventude associa-se à realização da Torres Vedras Night Run!

Assim, no âmbito desta atividade, passar-se-á pelo Espaço Primavera – Centro Municipal da Juventude onde se apresentará este equipamento a quem ainda não o conhece.

Os participantes poderão escolher um dos cinco grupos respetivos:

- Caminhada de 5 km
- Caminhada de 6 km
- Iniciação à corrida: 7/8 km (transição da caminhada para a corrida)
- Corrida de 9 a 10 km
- Corrida de 11 km

Antes da partida é feito um aquecimento em grupo e à chegada exercícios de alongamentos.

Os percursos não estão marcados, sendo orientados por guias devidamente identificados, que os abrem e fecham. A atividade é inclusiva, ou seja, tem por objetivo que todas as pessoas cheguem ao final, em grupo, permitindo a prática informal e descontraída de atividade física, a aquisição de hábitos de vida saudáveis e a dinamização do centro de Torres Vedras com a passagem por locais emblemáticos da cidade.

A participação é aberta a toda a população, não requer inscrição prévia, sendo apenas necessário, como requisitos, a boa disposição, o gosto pela prática de atividade física e o espírito de grupo e entreajuda.

 

 

2/5 | 10h | Mostra de curtas metragens sobre a Europa #EUandME | Teatro-Cine de Torres Vedras 

Sabia que muitos cidadãos desconhecem o contributo da União Europeia (EU) para a sua vida quotidiana?

Para colmatar este défice de conhecimento a Comissão Europeia lançou, em maio de 2018, a iniciativa #EUandME, com o objetivo de tornar a UE mais acessível às pessoas, ajudando-as a descobrir todos os valores e concretizações da UE que tornam a vida quotidiana mais segura, mais fácil e mais próspera, através de cinco temas estruturantes: a mobilidade, o digital, as competências e os negócios, a sustentabilidade e os direitos!

Através de um conjunto de histórias inspiradoras, informações úteis e factos fascinantes, a #EUandME propõe uma viagem de descoberta, demonstrando o valor tangível da UE. A #EUandME integra cinco curtas-metragens realizadas por cineastas europeus conceituados. Cada filme pretende apresentar um dos temas da campanha, contando a história de diferentes europeus que seguem as suas paixões com a ajuda da UE.

Após a visualização destas curtas seguir-se-á um debate no qual participarão Ricardo Silva e Raquel Amaral, dois jovens multiplicadores de informação na campanha de apelo ao voto nas eleições europeias. A estes juntam-se um voluntário europeu em Portugal, da associação ProAtlântico, e um representante da Escola Agrícola Fernando Barros Leal, enquanto Escola Embaixadora do Parlamento Europeu na Região Oeste.

Parceria: Centro de Informação Europe Direct Oeste 

 

 

3/5 | 10h | Sessão de informação sob o tema “Network for Role Models” | Auditório do Edifício dos Paços do Concelho de Torres Vedras

Trata-se de uma iniciativa promovida pela Comissão Europeia com os objetivos de promover os valores europeus de tolerância e não-discriminação através da educação e formação, contribuindo para promover a inclusão e a igualdade de oportunidades entre todos os cidadãos. Dar-se-á, assim, a conhecer os “Role Models” locais, cidadãos da comunidade local que, através dos seus percursos de vida, são exemplos inspiradores para a construção de uma sociedade mais justa, tolerante e inclusiva.

 

 

4/5 | 9h30 | Ação de limpeza de praia | Concentração: Associação Sealand (Rua José Guimarães Pinheiro, 45 R/C, Santa Cruz)

Esta ação será levada a cabo em parceria com a associação Sealand, formada em 2012, a qual tem como principais objetivos a promoção e valorização de Santa Cruz, através de eventos e atividades desportivas, culturais e sustentáveis. Esta associação tem vindo a realizar diversas ações de limpeza de praias que, para além da recolha de lixo, servem para consciencializar a população para o problema da poluição nesses locais. O lixo recolhido é o resultado de um problema, que tem de ser contrariado - como o consumo desmedido e exagerado de materiais como o plástico.

Apela-se à participação dos cidadãos nesta ação, que visa de forma particular consciencializar os mais jovens para o referido problema e motivá-los para que sejam agentes responsáveis no âmbito do mesmo.

 

CMTV - Tiago Oliveira