ANTÓNIO COSTA RECEBEU O CARNAVAL DE TORRES VEDRAS EM SÃO BENTO

28 de fevereiro de 2019

ANTÓNIO COSTA RECEBEU O CARNAVAL DE TORRES VEDRAS EM SÃO BENTO

 

António Costa abriu as portas do Palácio de São Bento para receber o Carnaval de Torres Vedras. Os Reis do Carnaval de Torres Vedras lideraram uma comitiva que levou a folia à residência oficial do primeiro-ministro, esta quinta-feira, entregando uma escultura denominada “Costa, o Conquistador”.

“É um momento histórico da vida do Carnaval de Torres Vedras” sublinhou Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, que aproveitou para destacar o papel de António Costa na restituição da tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval.

Ao Rei do Carnaval de Torres Vedras coube a leitura do Auto Real de oferta da Monarquia à República, que estabelecia a oferta da escultura ao primeiro-ministro de Portugal. E foi ao som dos Ribombar que, em pleno jardim do Palácio de São Bento, a oferta foi descerrada. Em causa está uma caricatura de António Costa em “versão pirata”, empunhando uma espada que, segundo o Rei do Carnaval, “tem evitado motins ora à esquerda, ora à direita.” Suas Altezas atribuíram, ainda, o grau de “Primeiro-Ministro Honorário do Carnaval de Torres Vedras”.

Depois de saudar os foliões torrienses, o primeiro-ministro referiu que o Carnaval de Torres Vedras é um “excelente exemplo do que é o Carnaval”, destacando tratar-se de “um momento de alegria e de sátira política, em que a democracia é também feita da sátira.” Realçando a importância do evento, o governante aproveitou para agradecer a “todos os autarcas que animam os próximos dias com os seus festejos de Carnaval”.

A banda Ribombar e membros das associações carnavalescas Ministros e Matrafonas, Fidalgos do Carnaval de Torres Vedras e Real Confraria do Carnaval de Torres deram forma a esta comitiva, que contou ainda com César Costa e Joana Carapeta, presidente e coordenadora de eventos da Promotorres EM.

Após ser recebida no Palácio de São Bento, a comitiva rumou a Belém, onde visitou a fábrica dos Pastéis de Belém. Entre beijinhos e fotografias, a verdade é que ninguém ficou indiferente ao regresso dos Reis do Carnaval de Torres Vedras à capital.

O Carnaval de Torres Vedras é uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras; Produção da Promotorres E.M; Alto Patrocínio: Ministério da Economia; Patrocínio: Sagres e PALADIN; Vinho Oficial: AdegaMãe; Televisão Oficial: TVI; Rádio Oficial: RFM; Certificação Ambiental: Eco Evento Valorsul; Apoio: Oeste Portugal e Green Destinations.