“CONVERSAS COM PAIS” DEBATEM SOBRE O TEMA “ESCOLHAS COM FUTURO”

6 de maio de 2019

“Escolhas com Futuro - O trabalho dos serviços de psicologia e orientação em contexto escolar” é o tema da próxima sessão do projeto “Conversas com Pais”, que decorre no dia 17 de maio, sexta-feira, às 21h30, no auditório do Edifício Paços do Concelho, em Torres Vedras.

Ajudar a construir um projeto profissional e de vida não tem dia e hora marcados no calendário. Ao mesmo tempo, não existem escolhas certas ou erradas e nenhuma delas é irreversível ou votada ao insucesso à partida. “Como podem os pais contribuir positivamente para esta escolha?” é a pergunta à qual a oradora Teresa Espassandim pretende dar resposta nesta sessão.

 

Teresa Espassandim

Psicóloga, licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, pós-graduada em Juventude: Novos Contextos e Intervenções pela Universidade do Porto e em Psiquiatria e Saúde Mental pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Psicoterapeuta pela Sociedade Portuguesa de Psicoterapia Centrada no Cliente e Abordagem Centrada na Pessoa, com títulos de Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e em Psicologia da Educação e com as Especialidades avançadas em Psicoterapia e em Psicologia Vocacional e do Desenvolvimento da Carreira pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Coordenadora do Gabinete de Orientação do Instituto Superior de Engenharia do Porto entre 2002 e 2018 onde realizou avaliação e intervenção psicológica em diferentes modalidades e desenvolveu programas de promoção da saúde e bem-estar psicológico, da integração e do sucesso académico, de desenvolvimento pessoal e social e de gestão da carreira com jovens adultos e adultos estudantes de ensino superior. Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta no Neurobios – Instituto de Neurociências e na Psicodinâmica e na Psicodinâmica. Formadora certificada pelo IEFP com experiência de mais de 4500 horas na área comportamental e em Coaching Psicológico. Sócia fundadora e presidente da Mesa da assembleia-geral da Rede de Serviços de Apoio Psicológico no Ensino Superior (RESAPES-AP). Coordenadora do Grupo de Trabalho da OPP – Intervenção do Psicólogo em Contexto de Ensino Superior. Membro do Conselho Geral da Universidade do Algarve. Membro da Direção Nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses, onde é responsável pela gestão de projetos na área do desenvolvimento profissional (ano profissional júnior, empregabilidade, EUROPSY – Diploma Europeu de Psicologia, Academia OPP e Censo OPP) e pela área da Prevenção de Riscos Psicossociais e Promoção de locais de trabalho saudáveis.

 

 

CMTV - Comunicar