ECOMAR promove sessões de sensibilização para o LIXO MARINHO

8 de maio de 2019

O Grupo de Ação Local (GAL) ecoMAR, responsável pela implementação da Estratégia de Desenvolvimento Local de Base Comunitária para as zonas costeiras de Torres Vedras e Lourinhã, promoveu, de 15 de Março e 29 de abril, a realização de sessões de sensibilização e informação para a alertar para a problemática do Lixo Marinho, em algumas escolas das freguesias costeiras de Torres Vedras.

 

A ação contou nas sessões realizadas com a presença da Coordenadora da equipa técnica do GAL, Carla Rodrigues e com colaboração do Centro de Educação Ambiental (CEA) de Torres Vedras, na pessoa do técnico Vasco Batista, que alertou para os diversos tipos de resíduos que vão parar às praias de Torres Vedras, no âmbito de ações de limpeza realizadas pelo CEA. As crianças foram alertadas para as diversas fontes de poluição, os seus impactos e que comportamentos devemos adotar? Foram ainda dados exemplos concretos de produtos/bens a usar em detrimento de outros com maior impacto para o ambiente.

Esta ação é complementar da exposição “Suspeitos do Costume nas praias de Torres Vedras” que esteve presente nas escolas anteriormente referidas e que pretende alertar para a temática.

Foram realizadas no total 12 sessões de informação e sensibilização, nas escolas de Assenta, Maceira e Sobreiro Curvo, tendo abrangido um total de cerca de 255 alunos, que contou também com a colaboração dos professores das referidas escolas.

 

Carla Paulo Rodrigues

Coordenadora da Unidade de Apoio Técnico do GAL ecoMAR