LARGOS ANOS DOS SENIORES DA REGIÃO VOLTARAM A SER ENRIQUECIDOS

2 de dezembro de 2019

A 22.ª edição da Festa Sénior decorreu durante o ano para voltar a animar os já largos anos da vida dos seniores da região.

O evento teve início em janeiro com o IX Encontro Intermunicipal de Coros: Notas de Ano Novo, na Casa da Cultura da Ponte do Rol, tendo chegado ao seu término, em outubro, com uma visita à Igreja de Santo Quintino, no Sobral de Monte Agraço.

Entre estas duas atividades, dezenas de outras de caráter artístico, formativo e lúdico decorreram no âmbito da iniciativa nos seis concelhos onde a mesma se desenrola (Torres Vedras, Lourinhã, Sobral de Monte Agraço, Cadaval, Bombarral e Arruda dos Vinhos), nas quais se contabilizou mais de cinco mil participações.

asda

Recorde-se que a Festa Sénior nasceu em 1995 com o nome de Festa d’ Outono, fruto de uma iniciativa conjunta do Instituto da Segurança Social I.P. e das instituições de apoio a idosos dos concelhos de Torres Vedras, Lourinhã, Sobral de Monte Agraço e Cadaval, decorrendo inicialmente de forma concentrada durante o mês de outubro.

Ao longo do tempo, o certame foi objeto de várias reconceptualizações e reformulações, visando adaptar-se às novas realidades e dinâmicas sociais e responder de forma mais adequada às necessidades dos seniores. Em 2012 passou a denominar-se Festa Sénior, contando com uma programação mais alargada, com atividades mais diversificadas e a decorrerem durante todo o ano.

Atualmente, o evento assume-se como uma forte parceria intermunicipal, à qual se associou em 2016 também os municípios do Bombarral e de Arruda dos Vinhos, continuando a reunir em torno de objetivos comuns municípios, instituições particulares de solidariedade social e outras entidades públicas e privadas de cariz social da região, num crescendo de atividades.

Fomentar o envelhecimento ativo e melhorar a qualidade de vida dos seniores; promover a participação social ativa; valorizar a importância da ocupação dos tempos livres como forma de diminuir o isolamento; desenvolver competências e aptidões; estimular a proximidade intergeracional; fomentar a participação ativa e continuada dos seniores em atividades que vão ao encontro das suas expectativas e interesses; proporcionar a aproximação do seu público-alvo a novas áreas temáticas; e rentabilizar espaços físicos e equipamentos, favorecendo a aproximação dos seniores aos mesmos, são os principais objetivos da Festa Sénior.

asda