Liga MEO Surf - Melhores surfistas nacionais dão as mãos por Moçambique

27 de março de 2019

Liga MEO Surf – Melhores surfistas nacionais e Allianz dão as mãos por Moçambique

Agenda de sustentabilidade também prossegue com limpezas de praia e iniciativas de biodiversidade e promoção da vida saudável

 

Figueira da Foz (25/03/2019) –  A Liga MEO Surf, principal competição de surf nacional que define os campeões nacionais, vai ajudar a população de Moçambique, que tenta reerguer-se depois da passagem do ciclone Idai. Durante o Allianz Figueira Pro, de 29 a 31 de Março, convidam-se todos - surfistas, parceiros, treinadores, amigos, família e público em geral - a contribuir com roupa, alimentos enlatados e água a serem transportados para Moçambique na semana seguinte. O local da recolha será junto à estrutura principal da prova. 

Relembre-se que a Figueira da Foz foi também fustigada por uma tempestade em Outubro de 2018, o Furacão ‘Leslie’, conhecendo assim por experiência própria as dificuldades inerentes, independentemente das proporções dos infortúnios que resultaram em cada um dos casos.

João Kopke, embaixador da sustentabilidade da Liga MEO Surf:
“Esta questão está mais relacionada com a humanidade em geral do que com o surf, mas ver que as pessoas do surf estão preocupadas com este tipo de acontecimentos também me deixa muito orgulhoso como membro desta comunidade. Seria muito fácil não nos preocuparmos com o que se passou, até pela distância, mas pelos vistos estamos a ser solidários, a pensar no problema e a dar um exemplo positivo. Não conseguimos chegar a todos os sítios, mas chegar a Moçambique já é muito bom”.

No domínio das limpezas de praia da Fundação Altice, depois dos 250 quilos já recolhidos na primeira etapa, a Figueira da Foz vai contar, na sexta-feira, com cerca de uma centena de alunos do 1.º Ciclo do Agrupamento de escolas da zona urbana da Figueira da Foz, com voluntários do MARE (departamento de Ciências Ambientais e Marinhas da Universidade de Coimbra), jovens da APPCDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente) e ainda com os alunos da Escola de Surf ‘Surfing Figueira’. No sábado, todos os voluntários são convidados a participar. Sob a coordenação da Plastic Sundays e ainda a participação do Movimento Não Lixes, de Coimbra, todos os resultados serão contabilizados em www.ansurfistas.com/share

Ana Estelita, Diretora da Fundação Altice:
“Com o apoio de cerca de 90 participantes sem quaisquer barreiras entre gerações, e numa ação que juntou por uma causa comum crianças e idosos, bem como voluntários de movimentos geograficamente próximos da Ericeira, foi possível arrecadar, durante a 1ª etapa, um total de mais de 250kg de lixo. Este é um número verdadeiramente assustador e que só demonstra a pertinência de iniciativas como esta que a Fundação Altice levará a cabo durante todas as etapas da Liga MEO Surf. Foi com grande sentido de responsabilidade que aceitámos mais uma vez este desafio e estamos muito contentes com a adesão que se verificou nesta primeira fase, que esperamos que se mantenha ou supere durante toda a competição.»

Ao longo de todas as etapas, a agenda de sustentabilidade contará também com a participação do Grupo Jerónimo Martins, com dinâmicas associadas à proteção da biodiversidade e promoção da alimentação saudável. O passatempo “Quem mais sabe, melhor defende” marcará, também, presença na Praia do Cabedelo, de 29 a 31 de Março, continuando a premiar com alimentos saudáveis e brindes reutilizáveis aqueles que demonstrarem conhecimentos sobre a preservação dos oceanos, contexto onde esta prova tem lugar. Jerónimo Martins, e a sua Companhia Pingo Doce, têm contribuído para a sensibilização e oferta de soluções mais responsáveis aos clientes que todos os dias visitam as suas lojas. Por exemplo, os cotonetes, que frequentemente são encontradas nas praias europeias, foram redesenhadas deixando de ter stick em plástico, sendo agora de cartão, o que permitirá poupar mais de 25 toneladas de plástico.

O Allianz Figueira Pro é também a segunda de três etapas da Allianz Triple Crown, que vai para a quinta edição consecutiva e distribuiu um prémio anual aos vencedores. Em termos de troféus paralelos destaque ainda para a Renault Expression Session, a Somersby Onda do Outro Mundo, o Figueira Best Surfer, o Santander Award e ainda o prémio Sumatra Surf Trip.

Outras Iniciativas Laterais
Workshop de Fotografia da Canon por Ricardo Bravo
Sessão teórica na 6ªfeira, 29 de Março às 18h30
Sessões Práticas no Sábado e Domingo, 30 e 31 de Março a partir das 9h30
Mais informações em www.ansurfistas.com/workshop-ricardo-bravo-by-canon.

Rip Curl Fantasy Surfer
Vencedor da etapa: Relógio Rip Curl Search GPS 2
Vencedor Anual: Prancha Polen Surfboards
Prazo definição equipas: Manhã de 6ªfeira (hora do call)
Mais informações em https://fantasy.ansurfistas.com.

Todas as etapas da Liga MEO Surf 2019 poderão ser acompanhadas em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, app na posição 810 da grelha de canais MEO, www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2019 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Renault, Bom Petisco, Banco Santander, Somersby, Rip Curl, os parceiros de sustentabilidade Fundação Altice e Jerónimo Martins, com o apoio local da Câmara Municipal da Figueira da Foz e Associação de Surf da Figueira da Foz, com o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf.

Mais informações em www.ansurfistas.com.

Foto: Ação de Limpeza de Praia e Iniciativa do Grupo Jerónimo Martins (Créditos: Jorge Matreno/ANSurfistas)