“+ SAÚDE” CONTINUA A SER PROMOVIDA JUNTO DA COMUNIDADE EDUCATIVA TORRIENSE

31 de julho de 2019

O programa “+ Saúde: Hábitos e Estilos de Vida Saudáveis” prosseguiu no findo ano letivo junto da comunidade educativa do Concelho de Torres Vedras com novidades.

Uma delas foi as sessões informativas sobre anafilaxia, ministradas pela associação Arco Íris, dirigidas a todos os níveis de ensino abrangidos pelo programa. De referir que esta associação visa incluir as crianças com anafilaxia na escola, explicando os cuidados a ter e como agir no caso de uma reação anafilática.

Igualmente como novidade neste programa, no início do ano letivo realizaram-se 10 sessões do espetáculo de estimulação sensorial Snoezelen, o qual foi dirigido a turmas com crianças com necessidades educativas especiais. Essas sessões tiveram lugar mais concretamente na Escola Básica do 1.º Ciclo e Jardim de Infância de Runa, na Escola Básica do 1.º Ciclo e Jardim de Infância do Varatojo, no Jardim de Infância da Conquinha e na Escola Básica do 1.º Ciclo e Jardim de Infância da Ventosa. Os espetáculos permitiram aos participantes dar "asas" à sua imaginação e criatividade, promovendo a estimulação sensorial em geral e a relação, comunicação e expressão corporal em particular.  

Para além destas atividades, no âmbito do “+ Saúde” realizou-se um vasto conjunto de outras, nomeadamente: showcookings de Culinária Saudável (com a parceria da Escola de Serviços e Comércio do Oeste); workshops de “Bolachas de Aveia” (com a parceria da escola profissional da Associação para a Educação de Crianças Inadaptadas de Torres Vedras); sessões informativas sobre Primeiros Socorros (com a parceria da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras); sessões informativas sobre o Grupo Sanguíneo (com a parceria da Associação de Dadores de Sangue de Torres Vedras); sessões informativas sobre “Internet e Novos Vícios” (com a parceria da CUF); sessões informativas sobre Sexualidade na Adolescência (também com a parceria da CUF); sessões informativas sobre Bullying e Comportamentos Agressivos (igualmente com a parceria da CUF); sessões informativas sobre “Alergia Alimentar na Escola” (com a parceria do Centro Hospitalar do Oeste); sessões informativas sobre “Asma, Alergia e Desporto” (também com a parceria do Centro Hospitalar do Oeste); sessões informativas “2 não é igual a 3 - Prevenção da Gravidez na Adolescência” (igualmente com a parceria do Centro Hospitalar do Oeste); sessões informativas “Gostar de mim – Prevenção de Comportamentos Suicidários” (também com a parceria deste centro hospitalar); sessões informativas “Quem Ama Cuida-se – Prevenção da Violência no Namoro” (também com a parceria do Centro Hospitalar do Oeste); “Conversas revelando a Deficiência” (com a parceria da Associação para a Educação de Crianças Inadaptadas de Torres Vedras e do Gabinete de Apoio à Deficiência Visual de Torres Vedras); sessões informativas “Mochila e Postura para 2.º Ciclo” (com a parceria da Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras); sessões informativas “Educação Postural para 1.º Ciclo” (com a parceria da Physioclem); e teatros/debate sobre a temática das Dependências (com a parceria da USINA).

Também no âmbito deste programa, as crianças das escolas básicas do 1.º ciclo e jardins de infância de Dois Portos e Runa usufruíram de rastreios visuais e ao daltonismo proporcionados pelas ÓTICAS-OCT e a ColorADD, respetivamente. Nesta ação, para além dos rastreios, todas as crianças tiveram oportunidade de participar numa atividade de inclusão relacionada com o daltonismo, que consistiu na simulação e explicação da visão daltónica pela ColorADD Social. Foi ainda proporcionada uma sessão de formação e sensibilização aos professores acerca da importância da saúde visual, das principais ametropias, do daltonismo e do código das cores ColorADD.

122 ações foram realizadas durante o ano letivo 2018/2019 no âmbito do “+ Saúde”, tendo nas mesmas se contabilizado 4.276 participações.