Sessões promovidas pelo GAL ecoMAR, em parceria com a DOCAPESCA S.A.

21 de maio de 2019

O Grupo de Ação Local (GAL) ecoMAR, responsável pela implementação da Estratégia de Desenvolvimento Local de Base Comunitária para as zonas costeiras de Torres Vedras e Lourinhã, promoveu, nos passados dias 14 e 16 de maio a realização de sessões interativas com os terceiros e quartos anos da Escola Básica da Assenta e da Maceira. Tratou-se de uma parceria com a DOCAPESCA, Portos e Lotas S.A.

Com a ajuda do Pescador Zeca Faneca e da Peixeira Graça da Praça, os mais pequenos descobriram como chega o peixe do mar ao prato. Ficaram a saber como se pesca e como escolher o melhor peixe. E quando forem comprar peixe o que devem procurar? E que cuidados a ter com os tamanhos mínimos…

Com a sessão interativa “Circuito do Pescado” foi possível trabalhar diversos temas relacionados com a pesca e sensibilizar cerca de 50 crianças para a problemática das capturas de pescado abaixo dos tamanhos mínimos.

A ação contou nas sessões realizadas com a presença da Coordenadora da equipa técnica do GAL, Carla Rodrigues e com uma técnica da DOCAPESCA, Carla Tabaio – Bióloga Marinha.

No final a chef de cozinha Patrícia Borges, que colabora em articulação com a DOCAPESCA, com a participação dos pequenos, preparou uma degustação, para sensibilizar os mais pequenos para novas abordagens culinárias com a utilização do carapau e da cavala, preparando uns tacos saudáveis, com peixe, fruta e legumes.

 

 

Carla Paulo Rodrigues