TORRES VEDRAS ASSINALA DIA DA ÁRVORE E DIA MUNDIAL DA FLORESTA

15 de março de 2019

TORRES VEDRAS ASSINALA DIA DA ÁRVORE E DIA MUNDIAL DA FLORESTA

O Dia da Árvore e o Dia Mundial da Floresta, que se assinalam a 21 de março, são o mote de um conjunto de inciativas que irão decorrer em Torres Vedras entre os dias 20 e 30 de março. 

"Compostar é Valorizar" é o lema das sessões de formação, que têm como objetivo promover a compostagem doméstica e reduzir a quantidade de resíduos orgânicos depositados em aterro. Aos participantes nas sessões será distribuído um compostor por agregado familiar, assim como um guia prático para apoiar o processo de compostagem.

As sessões decorrem no Salão Paroquial de Ponte de Rol (dia 20, às 18h30), na Junta de Freguesia de Ramalhal (dia 22, às 18h00) e no auditório da Junta de Freguesia de A dos Cunhados e Maceira (dia 27, às 21h00). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas online, nas juntas de freguesia e no Edifício Multisserviços da Câmara Municipal de Torres Vedras.

À semelhança dos anos anteriores, irá decorrer oferta de plantas à população, num total de cinco plantas de espécies autóctones por pessoa (limitado ao stock existente). As ofertas irão decorrer no Parque do Choupal, dia 21, e nos Viveiros Municipais, no dia 23. A entrega decorre das 9h00 às 12h30 e das 13h30 às 16h00.

O dia 23 de março, sábado, irá contar com uma ação de voluntariado que visa a limpeza e remoção de vegetação dunar invasora. A ação irá envolver os voluntários acolhidos pelo Município de Torres Vedras no âmbito do projeto LIFE Volunteer Escapes, voluntários do Banco Local de Voluntariado e a população em geral. A atividade está marcada para as 9h30 na Praia de Santa Rita, sendo gratuita mas sujeita a inscrição até ao dia 21 através do e-mail gtf@cm-tvedras.pt

O fim de semana conta, ainda, com a realização de um percurso pedestre, dia 24, às 9h30, com partida do Centro de Educação Ambiental e passagem pelo Castro do Zambujal.

Já o seminário “Desenvolvimento Florestal da Região Oeste: Fatores Críticos" está marcado para o dia 27, às 14h30, no Auditório dos Paços deo Concelho de Torres Vedras. Direcionado a técnicos, produtores e proprietários florestais, cinco organizações de produtores florestais irão apresentar as suas estratégias de atuação e qual a sua perspetiva quanto aos principais fatores críticos para o desenvolvimento florestal da região.

As comemorações encerram com uma caminhada e ação de voluntariado ambiental, no dia 30, sábado, às 9h30. A caminhada irá unir as praias de Santa Cruz e Santa Rita, com os participantes a limpar e remover vegetação dunar invasora. Segue-se uma aula de grupo e uma caminhada de regresso a Santa Cruz.