"TORRES VEDRAS - CIDADE DOS LIVROS" CELEBRA A LITERATURA NO CONCELHO

26 de março de 2019

"Torres Vedras - Cidade dos Livros" é o projeto que promete celebrar a literatura no concelho de Torres Vedras durante os meses de março e abril. A iniciativa promete ser uma "festa" não só da literatura, mas também das formas de expressão artística que com ela se relacionam.

Literatura, teatro, música, performance, cinema de animação e ilustração vão estar de "braço dado" para celebrar as letras, com o objetivo de trabalhar a pedagogia do imaginário e de demonstrar que os livros não se resumem às escolas e às bibliotecas.

O Morcego Bibliotecário dará início ao programa, com a exposição de ilustrações do livro de Paulo Galindro a ocupar a sala de exposições da Biblioteca Municipal de Torres Vedras a partir de 27 de março. Uma manhã de Histórias é a atividade que se segue, com as histórias de escritores como Arnold Lobel e Roald Dalh a subir ao palco do Teatro-Cine de Torres Vedras, no dia 2 de abril, às 10h30, através da leitura coral e encenada dos alunos das escolas Padre Francisco Soares, Padre Vitor Melícias e Madeira Torres e da Comunidade de Aprendizagem “Farol”.

A 13 de abril, Uma noite entre os livros promete a crianças entre os 5 e os 10 anos (acompanhadas por um adulto) passar uma noite na Biblioteca Municipal de Torres Vedras. As inscrições devem ser feitas através do e-mail bmtv.servico.educativo@cm-tvedras.pt ou dos números 261 320 747 e 261 310 460.

O Dia Mundial do Livro, que se assinala a 23 de abril, tem início com os Contos de Cá cará cá cá. O projeto de narração oral dará a conhecer contos e histórias de tradição oral e escrita, às 10h30, junto à Cabine de Leitura da Rua Henriques Nogueira. O dia prossegue com As histórias abrem caminhos, uma sessão de conto de histórias, às 14h00, na Escola de 1º Ciclo da Carvoeira.

O outro lado do espelho é a atividade intergeracional que visa a aproximação dos livros a todos, juntando crianças do 1º ciclo, avós e seniores na Escola 4G de Campelos, às 16h30. O dia encerra com O Senhor dos Cordéis, uma sessão de contos com música ao vivo, pelo contador Thomas Bakk, que tem início às 21h30 na Biblioteca Municipal de Torres Vedras.

CORPO-MAPA-LIVRO é a formação que decorre a 26 de abril, às 18h00, na Biblioteca Municipal. A formação pretende sensibilizar professores, técnicos bibliotecários, agentes culturais, educadores e outros agentes para novas estratégias de educação e formação que promovam o envolvimento dos jovens com o universo artístico e literário, dotando-os de ferramentas práticas. A formação decorre no âmbito do espetáculo de dança-teatro homónimo, que irá decorrer naquele espaço a 27 de abril, às 16h30.

No entanto, o dia 27 terá início com a oficina de expressão plástica As caras da minha mãe, às 10h30, na Escola 4G de Campelos, seguindo-se a atuação do Coro Leitor Freiria dos Chapéus, às 11h30, na Praça 25 de Abril, em Torres Vedras. No mesmo dia decorre, ainda, a inauguração da exposição InTempo – Sempre a mesma história, às 17h30, na Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino.

O projeto “Torres Vedras – Cidade dos Livros” encerra com o encontro Um léxico diferente, que decorre a 29 de abril, às 14h00, na Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino. Professores e técnicos que trabalham com pessoas com necessidades educativas especiais são os principais destinatários deste encontro, que pretende assumir-se como uma experiência enriquecedora na perspetiva da aquisição de conhecimentos e do desenvolvimento de ferramentas para o trabalho com pessoas com necessidades educativas especiais.